Metas e objetivos para 2025

Tiago Gomes
Jan 09, 2025Por Tiago Gomes

Nestes últimos dias andei a debruçar-me sobre aquilo que quero atingir este ano, e fiz ainda uma análise de tudo aquilo a que me tinha proposto no último ano. 

O ano de 2024 começou e acabou de maneiras completamente diferentes, mesmo que muitas vezes me pareça que esteja tudo igual. Acabei por tomar a decisão de abrir empresa, comecei a trabalhar no Leixões SC, defini uma linha de ação para o meu futuro e, naturalmente, para o futuro da minha empresa. Sinto que, acima de tudo, sei muito mais agora do que sabia há um ano atrás. Sei, também, que há muita coisa que ainda me falta aprender, o que ajuda a manter a minha humildade no sítio. O único objetivo definido que, de facto, não consegui alcançar foi o de número de seguidores no Instagram, mas pensando bem nem fico triste que isso não tenha acontecido. Acho, até, que estranho seria se o outcome tivesse sido diferente deste.

Comecei a centrar a minha comunicação num público empreendedor, o que fez um shift enorme na percentagem de público masculino que comecei a ter (não estou a ser sexista, estou só a constatar o que os números me mostraram). O meu conteúdo não é bom para quem gosta de coisas mastigadas, one size fits all, portanto é natural que não seja uma coisa que se expanda por aí além. Como se não bastasse, o mudar de público faz com que o algoritmo se vire contra mim.

O que é que isso quer dizer? Imaginem que eu fazia um conteúdo sobre flores, as pessoas que me seguiam só o faziam porque gostavam do meu conteúdo sobre flores. O instagram entrega os vídeos a uma percentagem pequena de seguidores para entender se vale a pena expandir o número de pessoas ao qual o vídeo chega, e faz isso por "fases". Se eu mudar para um conteúdo sobre carros, só a pequena percentagem que, por acaso, gosta também de carros é que secalhar vai continuar a ter interesse pelo que eu tenho a dizer, e por isso os outros que anteriormente davam sinais ao algoritmo de que gostavam do vídeo e tinham interesse deixam de o fazer. Isso faz com que o conteúdo apareça a cada vez menos gente. Estou aí, a batalhar contra isso, acredito que o Podcast seja uma excelente maneira de partilhar o meu trabalho com novos públicos: os que seguem as pessoas que são minhas convidadas. As outras redes sociais como o LinkedIn e Youtube também estão a começar do zero, por isso esse filtro já é adicionado logo à partida. 

Para este ano, defini metas humildes mas totalmente inegociáveis. Quero lá chegar, custe o que custar. Tenho de atingir aquilo a que me propus, até ao dia 31 de Dezembro de 2025.  

Comecei a gravar esta jornada até atingir estes objetivos, o que não é tarefa nada fácil, sempre com a câmera para trás e para a frente, acredito que a edição vá ocupar todos os meus serões de sábado à noite, mas lá terá de ser. 

Entro no ano de 2025 com a lucidez do que quero e do que tenho de fazer para o conseguir, e gosto desta sensação de que só dependo de mim para ter sucesso, por muito que saiba que isso nunca é inteiramente verdade. Um ano de mudança, de voltar à forma, de cuidar de mim para conseguir cuidar melhor desta pequena empresa que crescerá comigo, assim o espero. 

Nada mais a acrescentar, primeiro blog do ano e com energia para crescer e ajudar outros jovens empreendedores a crescerem comigo! 

Acho que ainda se pode dizer isto: Feliz 2025 🏋🏼