O papel do ambiente Social, Económico e Cultural no teu desenvolvimento: estratégias de sucesso

Nov 03, 2024Por Tiago Gomes
Tiago Gomes

Para muitas das pessoas de alta performance, o ambiente vai muito além do local onde trabalham ou treinam. O conceito de ambiente é, na verdade, um ecossistema onde cada elemento influencia a forma como nos comportamos e tomamos decisões. O empresário e investidor Naval Ravikant acredita que o ambiente, desde os amigos até aos valores da sociedade, define o caminho de uma pessoa tanto quanto o seu próprio esforço.

Aqui, vamos ver como este ambiente mais abrangente impacta diretamente o teu sucesso e o que podes fazer para moldá-lo a teu favor.

1. Escolhe as pessoas que te rodeiam: O efeito do “círculo dos 5”

Jim Rohn, conhecido coach e mentor, disse que “somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo.” As pessoas ao teu redor influenciam os teus pensamentos e as tuas ações, quer percebas ou não. Se estás rodeado de pessoas focadas, trabalhadoras e que valorizam o crescimento, é natural que sigas essa mesma linha de comportamento. Sem contar que as pessoas que te rodeiam acabam por definir um pouco a tua fasquia: a diferença entre sentires que és rico ou pobre é, muitas vezes, limitada pelas pessoas que te rodeiam. Se fores jantar com 4 amigos que não trabalham a um tasquinho local (atenção, nada contra e aceitam-se sugestões de boas tascas por este mundo fora) é diferente de ires jantar a um restaurante com Estrela Michelin com os 5 homens mais ricos de Portugal. São dimensões absolutamente diferentes: num sentes-te bem financeiramente, até és capaz de ser o mais rico do grupo. No outro, estás perto de pessoas que ganham numa hora aquilo que muita gente ganha num ano. O mesmo aplica-se a inteligência ou conhecimento de determinada área em específico - o ser inteligente ou conhecedor de algo depende sempre do grau de comparação.

No treino, procura um ambiente com colegas comprometidos, que motivem e apoiem o teu progresso, mantendo a consistência e promovendo a superação constante.

2. O poder do conhecimento e da formação contínua: estar sempre a aprender

Para Jeff Bezos, o crescimento depende de uma aprendizagem constante. Ele defende que devemos ser eternos alunos, questionando e testando novas formas de evoluir. Rodeia-te de conhecimento, seja através de livros, cursos, ou pessoas que tenham a mentalidade de “mente aberta.”

No fitness, isto significa aprender sobre novas técnicas, entender as melhores práticas para maximizar resultados, e saber adaptar o treino de acordo com as novas descobertas: não há nada de errado em mudar de opinião e estratégia consoante a informação e conhecimento que adquires, pelo contrário!

3. Estabelece uma comunidade positiva e de apoio: O conceito de Tribo

O psicólogo Sebastian Junger fala da importância de uma “tribo” de apoio. Ele acredita que quando temos uma comunidade forte e positiva, a resiliência aumenta, assim como a capacidade de enfrentar desafios. No trabalho e no treino, estar em ambientes onde todos compartilham um propósito comum gera uma motivação coletiva.

Num ambiente de treino, isso traduz-se em pertencer a um grupo onde todos estão focados em melhorar, incentivando um ao outro e proporcionando um suporte valioso.

4. Evita o ambiente negativo: reduz a exposição ao stress desnecessário

Muitos empreendedores, como Tony Robbins, falam da importância de cortar com influências negativas. Ele defende que, para alcançar os melhores resultados, é necessário escolher os ambientes que promovam positividade, eliminando o que cria mais stress e tensão. Um ambiente tranquilo e sem distrações resulta em menos desgaste mental e maior capacidade de foco.

Na vida, assim como no treino, o ambiente pode ser um dos maiores aliados para o teu sucesso. Seja na escolha de amigos, do lugar onde trabalhas ou do ginásio onde treinas, moldar conscientemente o ambiente é o primeiro passo para criar as condições ideais de crescimento e alta performance.